segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

COMO FUDER AMIGOS E ENRABAR PESSOAS: O MARKETING DE REDE PRANCHURIANO





     Você já ouviu falar de Dale Carnegie? Não? Pois se por trás de um grande homem existe uma grande mulher, saiba que por trás de todo chato da Ervalife existe este cabra: Dale Carnegie. Vamos aos fatos e, obviamente, às elucubrações.
    Dale Carnegie foi um escritor americano que nos anos 20 escreveu o livro 'Como fazer amigos e influenciar pessoas'. Seu objetivo era fornecer um guia prático para que as pessoas pudessem se tornar, digamos, mais carismáticas. Esta é a parte do 'fazer amigos'. Algumas dicas são deveras interessantes, como por exemplo, evitar falar 'eu quero', 'eu vou', 'eu sou' pois as pessoas geralmente não veem com bons olhos aqueles que falam de si. É uma forma então de parecer mais simpático para as outras pessoas sem que elas percebam. Outra sacada é deixar as pessoas falarem, dar ouvidos e utilizar o que gostam em futuras analogias, mais ou menos como o Lula fazia ao falar de economia em parábolas futebolísticas. Como disse essa é a parte do 'fazer amigos'. Mas foi a parte do 'conquistar pessoas' que chamou a atenção daqueles que criaram o marketing de rede, ou melhor, a profissionalização do 'boca a boca'. 
     O marketing de rede é simples e sua forma rústica fez muito sucesso no Brasil nos anos 70 entre os picaretas de boa vontade que construíam as célebres Pirâmides. É como brincar de toca com dinheiro, onde os primeiros vão ganhar em cima dos que estão entrando na onda e o último da fila é que aguente a trolha! A coisa foi evoluindo e empresas fizeram deste 'modus operandi' seu 'modus enrabanti', jogando a carniça pros clientes e estes que consumam e convençam outros a consumirem também. Mas como as empresas conseguem convencer os clientes a fazerem isto? Aí é onde a cobra morde o rabo e chegamos novamente no nosso amigo(?) Dale Carnegie. Os clientes (ou divulgadores ou propagandistas ou operários da pirâmide) são convencidos a disseminar a palavra! Taí o boca a boca. Verdade seja dita: o dinheiro que seria investido em marketing é investido em melhores produtos e esta verdade entra como mantra no papo dos que vão converter corações e mentes para o consumo. Nada melhor do que uma situação hipotética para ilustrar tudo o que foi dito até aqui. Pois bem, conheçam agora a Laranjator Master: empresa líder no mercado de espremedores de laranja multiuso!
    - Aê pessoal, vamos todo mundo sentando que está na hora de falar sobre os produtos da Laranjator Master, disse o homem elegantemente vestido para fazer sua apresentação. O auditório consiste na sala da casa de um cliente e sua respectiva família e o homem está suando em bicas, tentando lembrar de tudo o que leu sobre como Mostrar o Plano:
   - Estamos aqui (ele não fala EU) para apresentar um produto revolucionário de nossa empresa, a Laranjator Master. A empresa tem 40 anos no mercado americano, vende milhõoooooes de dólares todos os anos, pois tem um sistema inovador de vendas onde você vai se tornar sócio da empresa comprando os melhores produtos.
Conversa vai, conversa vem e após algumas matemáticas obscuras onde 2 + 2 = 6, alguns da plateia já começaram a pensar em vender seus bens para investir neste modelo de negócios. Foi quando um carinha da plateia levantou o dedo e perguntou:
    - Mas vem cá meu amigo, qual é o produto mesmo? Até agora você falou que a gente vai começar a se vestir que nem pastor e sair catequizando o povo pra comprar o Laranjito aê, mas não mostrou esse danado...
    - Sim amigo (já é amigo?) você tirou a minha da boca! Estava escondendo o produto, pois a cereja do bolo fica pro final né ? -disse o apresentador piscando para a vovó que estava quase cochilando na cadeira de balanço...
   - Eis o Laranjator Master Bator! O primeiro e único espremedor de laranja multiuso do mercado !
O apresentador mostra um espremedor de laranja em formato, digamos, fálico.
    - Mas isso parece uma RÔLA! - disse o carinha da plateia.
    - Exatamente meu caro - responde o apresentador - é de fato, uma rôla! O Laranjator Master Bator é o primeiro espremedor sexual do mercado, feito de fibra de carbono e, portanto, antialérgico. Temos todas as cores cítricas.
    - Mas isso é um absurdo - comentou alguém da plateia.
    - Eu gostei - disse a vovó alisando um item disponível na mesa ...
   - O Laranjator Master Bator é um produto atual, antenado com o novo sucesso literário '50 tons de pica' (veja aqui) - disse o palestrante. - Afinal se a dona de casa vai na cozinha fazer um suco por que não bater uma siririca também?
Todos se entreolharam coçando o queixo pensando 'é .... por que não?' ....
E o que não tinha lógica passou a ter, pois o dinheiro aliena ... E nestas horas, apenas a palavra pranchuriana nos liberta: 

    'Laranja no cu dos outros é refresco !'

Assim falou Pranchú!


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