Você
já ouviu falar de Dale Carnegie? Não? Pois se por trás de um
grande homem existe uma grande mulher, saiba que por trás de todo
chato da Ervalife existe este cabra: Dale Carnegie. Vamos aos fatos
e, obviamente, às elucubrações.
Dale
Carnegie foi um escritor americano que nos anos 20 escreveu o livro
'Como fazer amigos e influenciar pessoas'. Seu objetivo era fornecer
um guia prático para que as pessoas pudessem se tornar, digamos,
mais carismáticas. Esta é a parte do 'fazer amigos'. Algumas dicas
são deveras interessantes, como por exemplo, evitar falar 'eu
quero', 'eu vou', 'eu sou' pois as pessoas geralmente não veem com
bons olhos aqueles que falam de si. É uma forma então de parecer
mais simpático para as outras pessoas sem que elas percebam. Outra
sacada é deixar as pessoas falarem, dar ouvidos e utilizar o que
gostam em futuras analogias, mais ou menos como o Lula fazia ao falar
de economia em parábolas futebolísticas. Como disse essa é a parte
do 'fazer amigos'. Mas foi a parte do 'conquistar pessoas' que chamou
a atenção daqueles que criaram o marketing de rede, ou melhor, a
profissionalização do 'boca a boca'.
O
marketing de rede é simples e sua forma rústica fez muito sucesso
no Brasil nos anos 70 entre os picaretas de boa vontade que
construíam as célebres Pirâmides. É como brincar de toca com
dinheiro, onde os primeiros vão ganhar em cima dos que estão
entrando na onda e o último da fila é que aguente a trolha! A coisa
foi evoluindo e empresas fizeram deste 'modus operandi' seu 'modus
enrabanti', jogando a carniça pros clientes e estes que consumam e
convençam outros a consumirem também. Mas como as empresas
conseguem convencer os clientes a fazerem isto? Aí é onde a cobra
morde o rabo e chegamos novamente no nosso amigo(?) Dale Carnegie. Os
clientes (ou divulgadores ou propagandistas ou operários da
pirâmide) são convencidos a disseminar a palavra! Taí o boca a
boca. Verdade seja dita: o dinheiro que seria investido em marketing
é investido em melhores produtos e esta verdade entra como mantra no
papo dos que vão converter corações e mentes para o consumo. Nada
melhor do que uma situação hipotética para ilustrar tudo o que foi
dito até aqui. Pois bem, conheçam agora a Laranjator
Master:
empresa líder no mercado de espremedores de laranja multiuso!
-
Aê pessoal, vamos todo mundo sentando que está na hora de falar
sobre os produtos da Laranjator
Master,
disse o homem elegantemente vestido para fazer sua apresentação. O
auditório consiste na sala da casa de um cliente e sua respectiva
família e o homem está suando em bicas, tentando lembrar de tudo o
que leu sobre como Mostrar o Plano:
-
Estamos aqui (ele não fala EU) para apresentar um produto
revolucionário de nossa empresa, a Laranjator
Master.
A empresa tem 40 anos no mercado americano, vende milhõoooooes de
dólares todos os anos, pois tem um sistema inovador de vendas onde
você vai se tornar sócio da empresa comprando os melhores produtos.
Conversa
vai, conversa vem e após algumas matemáticas obscuras onde 2 + 2 =
6, alguns da plateia já começaram a pensar em vender seus bens para
investir neste modelo de negócios. Foi quando um carinha da plateia
levantou o dedo e perguntou:
-
Mas vem cá meu amigo, qual é o produto mesmo? Até agora você
falou que a gente vai começar a se vestir que nem pastor e sair
catequizando o povo pra comprar o Laranjito aê, mas não mostrou
esse danado...
-
Sim amigo (já é amigo?) você tirou a minha da boca! Estava
escondendo o produto, pois a cereja do bolo fica pro final né ?
-disse o apresentador piscando para a vovó que estava quase
cochilando na cadeira de balanço...
-
Eis o Laranjator
Master Bator!
O primeiro e único espremedor de laranja multiuso do mercado !
O
apresentador mostra um espremedor de laranja em formato, digamos,
fálico.
-
Mas isso parece uma RÔLA! - disse o carinha da plateia.
-
Exatamente meu caro - responde o apresentador - é de fato, uma rôla!
O Laranjator
Master Bator
é o primeiro espremedor sexual do mercado, feito de fibra de carbono
e, portanto, antialérgico. Temos todas as cores cítricas.
-
Mas isso é um absurdo - comentou alguém da plateia.
-
Eu gostei - disse a vovó alisando um item disponível na mesa ...
-
O Laranjator
Master Bator
é um produto atual, antenado com o novo sucesso literário '50 tons
de pica' (veja aqui) - disse o palestrante. - Afinal se a dona de casa
vai na cozinha fazer um suco por que não bater uma siririca também?
Todos
se entreolharam coçando o queixo pensando 'é .... por que não?'
....
E
o que não tinha lógica passou a ter, pois o dinheiro aliena ...
E nestas horas, apenas a palavra pranchuriana nos liberta:
'Laranja no cu dos outros é refresco !'
Assim
falou Pranchú!
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